OceanTech apresentou os resultados finais do projecto em sessão pública no Porto


OceanTech apresentou os resultados finais do projecto em sessão pública no Porto

Data: 19/07/2022

O Projeto mobilizador OceanTech apresentou no passado dia 12 de julho de 2022 os resultados numa sessão pública.


O Projeto mobilizador OceanTech apresentou no passado dia 12 de julho de 2022 os resultados numa sessão pública. Iniciado em dezembro de 2017, o OceanTech resultou numa solução pioneira que tem por base a utilização colaborativa de plataformas de recolha de dados in-situ para o mar profundo, que inclui veículos autónomos, plataformas fixas e veículos híbridos.

A sessão teve início nas instalações do CEiiA em Matosinhos onde estavam expostos alguns dos protótipos inovadores resultantes do projeto. 

Durante a tarde a sessão continuou no Porto de Leixões, dentro do Navio Mário Ruivo com a restante demonstração de protótipos.

O projeto é liderado pela Ocean Infinity Portugal, uma empresa de Matosinhos dedicada ao desenvolvimento de software para controlar frotas, capturar dados oceânicos e fornecer soluções marítimas. Em Copromoção com o CEiiA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a TEKEVER, a OceanScan-MST, a Universidade do Porto, a Usimeca - Metalomecânica, Lda, a Universidade do Algarve, a Stratosphere e o Instituto Superior Técnico.

O OceanTech foi apoiado pela ANI - Agência Nacional de Inovação, através do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial – Programas Mobilizadores, e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Compete 2020, Lisboa 2020 e Algarve 2020.

 

Financiamento